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Manutenção de computadores - Dicas

Em algum momento, a maioria das pessoas já se deparou com problemas no computador e, em muitos casos, quando mais precisava dessa ferramenta. Esses problemas, geralmente, são de software ou de hardware.

Para entender melhor, o hardware é toda a parte física do computador, seja externa ou interna, e os softwares são os programas utilizados nos computadores.

Quando não é possível, por exemplo, ligar o computador pode-se atribuir o problema ao hardware. Algum componente pode estar danificado devido ao desgaste natural do tempo, exposição incorreta, uso prolongado ou mesmo pela instalação de um novo software, que muitas vezes causa conflitos no sistema se o serviço não for devidamente executado.

No computador, os problemas mais comuns são, por exemplo:

- demonstrados pela aparição de uma tela preta ou azul com mensagens de erros;

- necessidade de formatação com re-instalação do Windows;

- a máquina não liga ou reinicia sozinha;

- a necessidade de remoção de vírus, entre outros.

Alguns computadores são providos de uma peça chamada speaker, que emite um "bip" e, por meio dele, é possível diagnosticar problemas de hardware apenas identificando o tipo de "bip" emitido. Existem "bips" longos e curtos. De acordo com o problema encontrado, esses arranjos de "bips" auxiliam na possível resolução.

Geralmente, quando o caso está voltado para problemas de software, estes são encontrados depois que o computador já está ligado. O mais comum é o programa subitamente abortar em tempo de execução ou nem mesmo abrir.

Uma dica indispensável, assim que caracterizado o problema com software, por exemplo, é contratar uma empresa especializada.

Algo bem comum relacionado ao software é quando ocorre um problema no Sistema Operacional, na maioria da fabricante Windows. Neste caso, também é aconselhada a inspeção de um especialista.

Quanto ao hardware, alguns problemas podem ser identificados e resolvidos apenas tomando alguns cuidados, como verificar se o computador realmente está conectado às tomadas, quando não ligar de imediato.

Possuir alertas de segurança como um antivírus também é aconselhável para evitar transtornos maiores.
Após tomar tais cuidados e mesmo assim o computador apresentar algum problema, o mais indicado é sempre procurar o auxílio de um técnico em informática.

CUIDADOS GERAIS

Use uma boa rede elétrica, de preferência com aterramento, feito por um bom eletricista. Use um estabilizador de voltagem. Um bom filtro de linha com aterramento é talvez mais importante do que um estabilizador de voltagem porque nas nossas linhas de transmissão de energia existem muito mais problemas de ruídos (que são corrigidos pelo filtro de linha) do que de variações (que são corrigidas pelo estabilizador). As fontes dos microcomputadores mais modernos já aceitam variações de tensão na entrada.

Quando desligar o computador, cubra-o com capas plásticas. Use capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora.

  • Mantenha a mesa do micro sempre limpa e isenta de poeira. Não fumar e nem fazer lanches na mesa do computador.
  • Evite ligar e desligar o micro várias vezes ao dia. Melhor ligá-lo de manhã e desligá-lo no final do expediente.
  • Usar SCREEN SAVERS para aumentar a durabilidade do monitor. Os mais eficazes são aqueles que mantém a maior parte da tela escura.
  • Anote as configurações do "CMOS SETUP", para que fique mais fácil reprogramá-lo em caso de perda.
  • Uma vez por dia use programas detectores de vírus. Use também um escudo anti-vírus residente na memória.
  • Usar utilitários como SCANDISK ou Norton Disk Doctor uma vez por semana. Esses programas detectam e corrigem erros na estrutura lógica do winchester.
  • Limpeza geral de poeira e contatos, CHECKUP de hardware devem ser feitas por um técnico competente, uma vez por ano.
  • Não fazer ou desfazer conexões com os equipamentos ligados (Ex: conectar o cabo da impressora).

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